Heranças familiares!
Na minha terra a minha família é apelidada de "calão". É o J. calão, a S calona, a I calona, o N calão, por ai fora. Sempre fui habituada a ouvir essa alcunha cada vez que se falava da minha família. Julgo que a alcunha surgiu por causa de gerações passadas mas perdurou até aos dias de hoje.
Sem saber muito bem o que queria dizer, ainda em pequena, já não gostava da alcunha. Não ouvia ninguém chamar outras alcunhas a outras famílias e não gostava de ouvir essa sobre a minha. Quando já tinha capacidade para perceber fui ver ao dicionário o que a palavra significava e gostei ainda menos dela.
Calão: pessoa que não trabalha tanto quanto deveria; descuidado, preguiçoso
Eu não me considero uma pessoa assim. Por isso revolto-me facilmente quando ouço o meu nome associado a essa alcunha. Não sei se ela ainda é utilizada para se referirem á minha geração mas gosto de acreditar que não é usada para se dirigirem a mim.
Ainda em pequena, depois de perceber o significado da palavra, esforcei-me para mostrar que não tenho nada haver com ela. Queria ser boa no que fazia para mostrar aos outros que não era assim. Que não condizia com a alcunha. Aliás, hoje em dia até gosto de trabalhar. Não tenho um trabalho que considere o ideal para mim mas isso não me impede de ter gosto por trabalhar e dar tudo o que posso pelo meu local de trabalho. Se for necessário faço horas extra, levo trabalho para casa, chego mais cedo. Faço o que for preciso para que tudo fiquei feito atempadamente e dentro dos prazos. Gosto de ser uma funcionária exemplar. Posso não fazer tudo da forma mais perfeita que existe mas não me podem apontar o dedo por não tentar ou não querer. E ao tentar, tento até ficar bem feito.
Tenho noção que por vezes as pessoas aproveitam-se disso para me sobrecarregarem de trabalho, no entanto não me preocupo com isso. Habituei-me desde pequena a ser esforçada e trabalhadora. Imposição de mim para mim. O meu principal objectivo era provar a todos e a mim própria que não era calona. Queria demarcar-me da minha família nesse aspecto.
Não sei se consegui provar aos outros mas eu estou satisfeita com o meu percurso e com a minha prestação até hoje.